Translate

sexta-feira, 29 de maio de 2009

HIPERTEXTO

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para:
navegação, pesquisa
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato
digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.
O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a
World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.

Coisas Importantes e Significativas

Hipertexto é o conceito que define um texto desenvolvido em meio digital, composto de uma variedade de informações agrupadas por assunto, que podem estar dispostos em textos distribuídos por blocos, podendo conter também sons e imagens, cujas vias de acesso são os conhecidos hiperlinks, ou mesmo os próprios links. Tais links aparecem como textos em destaque no conteúdo do texto principal, símbolos gráficos ou imagens, e visam oferecer uma interconexão dos vários elementos de informação com o propósito de enriquecer ou alongar o texto principal.
Sabemos que quando navegamos no hipertexto, encontramos vários caminhos explicativos, a medida que surgem dúvidas buscamos o esclarecimento de outros autores usando os links e voltando novamente para o texto, cuidando para não perder a idéia principal da leitura.
Na sociedade da informação ou informatizada de hoje, segundo Staninger (1994), os "educadores interessados em promover um conhecimento cabal de informação cognitiva aos seus alunos fariam bem em incluir a teoria e a prática hipertextual no seu currículo" (p.53).
Nos dias atuais, em termos de operacionalização do hipertexto, é conveniente ressaltar o empenho de vários estudiosos em criar um modo de funcionamento o mais parecido possível do funcionamento da compreensão humana no processamento da informação. Com isso, tenho absoluta certeza de que toda a comunidade de internautas ganhará muito nas informações e conhecimento, no processo de ensino aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário