Translate

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Ativ3.3_Produtos e objetos do portal do professor

Organelas citoplasmáticas
End: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10137/organelas_celula_animal.swf

É uma animação que apresenta as organelas citoplasmáticas de uma célula animal com esquemas e imagens vistas pelo microscópio eletrônico de transmissão. Achei muito pertinente este recurso que permite ao aluno interagir na animação, descobrindo a função de cada uma das organelas. Minha sugestão é de que na aula seguinte se faça a montagem do modelo tridimensional da célula animal, citada no tópico abaixo.
..............................

Montagem de um modelo tridimensional de uma célula animal

End: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9532

O professor Thiago Machado Mello de Souza sugere a construção de um modelo tridimensional de uma célula animal. Achei a proposta muito interessante, pois faz com que o aluno possa visualizar e, então, entender melhor as estruturas de uma célula animal.
Os alunos constroem o modelo com os materiais que acharem necessários e aqueles que mais se assemelham às organelas celulares.

..................................
Centrifugação

End: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10092/centrifugacao.swf


Esse processo nos mostra como acontece a metodologia de fracionamento dos componentes celulares por centrifugação. Esta animação tem por objetivo identificar um método de separação das organelas celulares. É bem adequada a experiência da interatividade, a qual nos dá a sensação de realmente estarmos manipulando o equipamento.
...................................

Papel das junções celulares no funcionamento da bexiga

End: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10037/bexiga.swf

Uma animação que evidencia o papel das junções celulares de oclusão e de adesão, cuja distensão dos tecidos nos permite acompanhar o processo de dilatação da bexiga e nos mostra também como evitam o vazamento de urina para os tecidos adjacentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário