Translate

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Ativ4.4_Socializando uma experiência com projeto em sala de aula


Gostei muito de uma experiência relacionada ao uso das tecnologias que ajudei a implantar no ano de 2008, em minha escola.
Certo dia, a professora da 3ª série do ensino fundamental pediu-me ajuda para a execução das tarefas que ela havia programado para seu projeto intitulado “Livro de Receitas”.
A professora tinha levado seus alunos até a feira do livro que se realizava em nossa cidade. Os alunos escolheram um tema - “culinária” - para observar com mais atenção durante a visita. O assunto partiu da curiosidade e dos interesses do grupo; a professora teve, então, a boa idéia de montar e realizar um projeto, contemplando o interesse de todos.
De volta à escola, trabalhou-se com eles a pesquisa na internet sobre as receitas mais famosas no RS e no Brasil; após partiram para uma nova pesquisa feita junto as suas famílias, procurando saber as receitas mais antigas, passadas de geração em geração, depois as mais consumidas, as mais saudáveis e as mais saborosas.
Foram trabalhadas várias áreas do conhecimento nesta atividade, como a língua portuguesa, as quantidades (matemática), história e geografia, ciências, etc. Durante uma semana foram vistos de forma interdisciplinar os conteúdos. Depois de juntar todas as informações, foi feito um debate sobre suas conclusões e então cada um entregou seu material para que a professora avaliasse a pesquisa.
Entregue novamente o material para os alunos, foram, então, até o laboratório de informática da escola, onde cada um dos alunos digitou no Word suas receitas preferidas e, no final, foi montado o livro de receitas onde todos tiveram participação.
Observa-se na experiência relatada, que a troca de informação processou-se de várias formas. A participação foi unânime e surpreendente, possibilitando que a apresentação das descobertas dos alunos e suas conclusões a respeito das investigações realizadas fosse de grande valia para um entendimento maior sobre as origens da família e a prática correta da alimentação saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário