Translate

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Ativ4.7_ Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo

Conceitua-se currículo como o conjunto de matérias de um curso. É, contudo, muito ampla a gama de aspectos aí envolvidos, pois está esse dispositivo no centro da escola, da qual é a própria espinha dorsal, configurando-se, a partir de tal situação-chave, no repositório das expectativas da sociedade e dos elementos culturais nela contidos. Deixou de ser apenas o grupo de disciplinas que constituem um curso de qualquer grau de ensino, para denominar a inteira participação da escola no processo da experiência do aluno.
Para se elaborar um projeto no âmbito do currículo, o professor deve pensar os seus objetivos educacionais e as necessidades de aprendizagem da sua turma, instrumentalizando-se para canalizar a curiosidade e os interesses dos alunos para a montagem do projeto buscando aprendizagem contextualizada e com significado. O currículo e as tecnologias devem se completar como parte integrante de um projeto curricular bem planejado e com objetivos pedagógicos claros e tem como resultado certo potencializar mudanças na aprendizagem, contribuindo de forma ampliada pela união do raciocínio ao prazer provocados no aluno.
Com o uso de recursos tecnológicos torna-se possível transformar a prática docente na busca da produção do conhecimento com os alunos de forma mais atrativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário